5 cuidados ao fazer um empréstimo para abrir um negócio em 2025

5 cuidados ao fazer um empréstimo para abrir um negócio em 2025

Antes de assinar qualquer contrato, esteja atento aos cuidados ao fazer um empréstimo, para que seu sonho não se transforme em dor de cabeça.

Anúncios

Abrir um negócio próprio é o sonho de muita gente, mas exige planejamento e cautela, principalmente quando se precisa de um empréstimo para tirar a ideia do papel. Antes de assinar qualquer contrato, é fundamental que você esteja atento aos cuidados ao fazer um empréstimo, para que o seu sonho não se transforme em um pesadelo financeiro.

Todo cuidado é pouco ao fazer um empréstimo

Em 2025, com a ascensão das fintechs e bancos digitais, as opções de crédito são muitas e podem parecer tentadoras, com promessas de juros baixos e aprovação facilitada. Mas não se engane! É preciso analisar com cuidado as condições e os termos do empréstimo, para garantir que ele seja realmente vantajoso para o seu negócio.

Anúncios

Para te ajudar nessa empreitada, listamos 5 cuidados ao fazer um empréstimo que você deve ter em mente:

Planeje seus gastos e defina o valor real da sua necessidade

Antes de buscar um empréstimo, defina o quanto você realmente precisa. Coloque no papel todos os custos para abrir o seu negócio: aluguel, equipamentos, estoque inicial, marketing, custos fixos, capital de giro, etc.

É essencial ter uma visão clara do investimento total, para não correr o risco de pegar um empréstimo maior do que o necessário e acabar se endividando demais!

Anúncios

Pesquise as taxas de juros e compare as opções

As taxas de juros podem variar muito, muito mesmo, entre as instituições financeiras. Não se limite à primeira proposta que receber. Faça simulações em diferentes bancos, fintechs e cooperativas de crédito, comparando as taxas de juros, os prazos de pagamento, as condições de amortização e o Custo Efetivo Total (CET).

E lembre-se que o CET engloba todos os custos do empréstimo, como juros, tarifas e seguros, e te dá uma visão mais completa do valor final a ser pago.

Avalie o prazo de pagamento e as condições de amortização

Escolha um prazo de pagamento que seja compatível com o seu fluxo de caixa e capacidade de pagamento.

Analise as diferentes modalidades de amortização, como o Sistema de Amortização Constante (SAC) e o Sistema Francês de Amortização (PRICE), e escolha a que melhor se adapta à sua realidade.

Leia o contrato inteiro e esclareça todas as dúvidas

Antes de assinar o contrato, leia com atenção todas as cláusulas e se certifique de que entende todas as condições do empréstimo. Se tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar ao gerente ou agente financeiro.

Preste atenção às taxas de juros, prazos de pagamento, multas por atraso, garantias exigidas e outras condições que possam impactar o custo do empréstimo.

cuidados ao fazer um empréstimo para abrir um negócio em 2025
Fonte: Reprodução / banQi

Mantenha uma reserva financeira para imprevistos

Imprevistos acontecem e podem comprometer o pagamento do seu empréstimo! Por isso, é fundamental que você tenha uma reserva financeira para lidar com situações inesperadas, como queda nas vendas, aumento dos custos ou problemas com fornecedores.

Ao final, essa reserva te dará mais segurança e tranquilidade para tocar o seu negócio.


Ao seguir esses cuidados ao fazer um empréstimo, você estará mais preparado para tomar uma decisão consciente e responsável, aumentando as chances de sucesso do seu negócio. Boa sorte nesta jornada!

E não deixe de conferir outras oportunidades interessantes de empréstimo aqui no Cartão & Crédito.

Giovanna Luiza
Escrito por

Giovanna Luiza